Estamos em tempos de expansão no skate feminino : fotógrafas, videomakers, jornalistas ou geradoras de conteúdos. O skate feminino, para crescer ainda mais, precisa de mulheres que não só andam de skate mas de mulheres que ajudam a fazer o skate acontecer. Os workshop que a Vans + The Skate Witches estão oferecendo é muito legal! São dicas bem legais para as meninas que querem crescer para essa parte da CULTURA e ajudar o skate feminino.
E é sempre legal sabermos da historia de onde vem certas culturas e projetar uma visão de ” pra onde iremos ou queremos ir”.
Segue um pouco da historia sobre o Zine e mais abaixo os workshop ( videos) bem legais com mulheres que entendem do assunto e os links para se inscrever e concorrer a premiações da Vans e ter o seu zine publicado!
Amee

Vocês sabem o que é um zine? Muito famoso na década de 70, 80 e 90 focado em seguimentos específicos e sempre expondo pensamentos, artes e notícias o zine ( ou fanzine) era em formato de revistinha, preto e branco ( xerox e colagem) as vezes em papel sulfite branco ou papel sulfite colorido. Eram distribuídos em eventos, shows, campeonatos de skate ou enviado por correios. Era uma forma de expressar e de estar por dentro no que acontecia no mundo do skate, no mundo da música, da arte, das ruas nas décadas onde não existia a internet.

Um zine é um trabalho auto-publicado de pequena circulação de textos e imagens originais ou apropriados, geralmente reproduzidos por fotocopiadora. Os zines são o produto de uma única pessoa ou de um grupo muito pequeno e são popularmente fotocopiados em impressões físicas para circulação. 

Wickipédia

Teve seu início na década de 1930, nos Estados Unidos, para denominar revistas produzidas por aficionados por ficção científica, gênero literário que ainda não encontrava espaço nas publicações do circuito comercial. A palavra vem da contração das palavras de língua inglesa fanatic – fã – e magazine – revista”. Possivelmente, o primeiro fanzine foi o The Comet, feito por Ray A. Palmer e lançado em 1930. Mas há outros candidatos como o Cosmic Stories. Produzido por um cara chamado Jerry Siegel que, ao ter suas histórias em quadrinhos recusadas pelas grandes revistas da época, resolveu publicá-las por sua conta, ainda que de maneira precária. A primeira edição teria saído em 1929. Alguns anos depois, Siegel criaria (junto com Joe Shuster) um personagem chamado Superman, o que dispensa comentários.

Zine The Comet – decada de 30/40
Zine The Fancient

Aqui no Brasil teve muitas, uma foi bem importante pra o skate feminino : o zine C.I.O. (Check It Out) que falava de moda, skate feminino, entrevistas e de campeonatos. O zine que mais tarde virou revista inspirou muitas meninas a andar de skate além de manter-las informadas sobre o movimento feminino.

Zine Cio 90/2000 – arquivo Skate Feminino Brasil

Kristin Ebeling e Shari White são as fundadoras de um zine chamado “The Skate Witches”, que foi criado especificamente para as mulheres skatistas e para o público LGBTQIA+, sem identificação de gênero, para compartilhar a experiência da expressão coletiva criativa através do amor pelo skate.

O zine se modernizou, ganhou o aliado “internet” e as tecnologias para adiquirir imagens, cores e informações. E o melhor: feito manualmente, técnica que esta ganhando cada vez mais espaço nessa era plástica e rápida.

E a Vans junto com as meninas do The Skate Witches estão fazendo workshop para quem quer ingressar ou mostrar seu trabalho em formato de zine.

Da um check neste link para se inscreverem. Vai até o dia 05/09

Workshops de fotografia, vídeo e texto da Vans + The Skate Witches

WORKSHOP #1 – FOTOGRAFIA

Desafio Iniciante

Envie uma foto utilizando as dicas do workshop. Formatos de imagem aceitos: .jpeg, .png e .heic

Desafio Avançado

Envie sua melhor coleção de fotos para o zine. Incorpore estilos diferentes: retrato, lentes tele, fisheye e mais. As fotos devem ser enviadas em um único arquivo .zip com cinco fotos.

WORKSHOP #2 – VÍDEO

Envie um link de YouTube ou Vimeo ou link para download do vídeo.

WORKSHOP #3 – TEXTO

Utilize as dicas do workshop e envie um texto ou história sobre skate, a cena e sua vivência. Formatos de arquivos aceitos: .doc, .txt

Enviando seus conteúdos autorais até o dia 05/09/2020, eles poderão entrar no zine e no vídeo do projeto global. Todos também estarão concorrendo a 01 ano de produtos da Vans.

fontes:
Factor Zero Blog
Divas Skateras
CemporcentoSkate

Por: Amee Skate Arte

Write A Comment

Pin It